“A voz é o recurso audiovisual mais importante do professor”. (BEHLAU, 2005)
1) PROJETO
SAÚDE VOCAL DO PROFESSOR?
É um projeto
voltado para a saúde vocal do trabalhador em educação, cujo objetivo é fazer
com que ele compreenda como cuidar melhor da sua voz, já que esta é um
importante instrumento do seu trabalho.
2) QUAL É O
PÚBLICO-ALVO?
Trabalhador
em educação (educação infantil, ensino fundamental, médio, superior, cursos,
professores de música e professores de educação física) e candidatos em
concurso público na área de educação.
3) QUAIS OS
OBJETIVOS DESSE PROJETO?
Promover a
saúde vocal do trabalhador em educação, onde são abordados os seguintes temas:
*Avaliação vocal.
*Orientação sobre
cuidados com a voz voltados para o trabalhador em educação.
*Prática de exercícios vocais preventiva,
visando a manutenção de uma voz sadia.
*Aprendizado de exercícios de aquecimento
e desaquecimento vocal.
*Uso de técnicas
de competência comunicativa, garantindo uma comunicação mais eficiente dentro e
fora de sala de aula.
*Aprimoramento
vocal.
*Reabilitação
vocal.
*Uso de recursos
terapêuticos: (dermatoglifia, laserterapia, eletroestimulação neuromuscular, ultrassom
terapêutico e bandagem elástica funcional).
4) QUAL A
RELEVÂNCIA DESSE PROJETO PARA O TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO?
O trabalhador em educação é um profissional da voz, e ao desconhecer os
cuidados com ela, ele pode ter prejuízos em sua saúde vocal, que vão desde
alterações imperceptíveis auditivamente, até alterações vocais severas, que
podem impedir a continuidade do seu trabalho.
Uma produção vocal alterada pode reduzir a inteligibilidade da fala,
além de criar no ouvinte um impacto negativo e certo incômodo, resultando em
problemas na relação entre os educadores e educandos.
A docência exige grande demanda da voz e cada vez mais é constatada uma
série de problemas vocais entre os que a exercem. Poucos possuem preparo vocal
para o uso profissional; há conhecimento apenas superficial a respeito dos
cuidados com a voz.
Segundo pesquisas, "a voz do professor é apontada por ele mesmo
como um de seus principais recursos de trabalho, porém pela falta de prévio
treinamento vocal, e por um conjunto de condições desfavoráveis de ensino, o
professor torna-se um profissional de risco para desenvolver um problema de
voz. A responsabilidade de transmitir conhecimento, de formar culturalmente
alunos e de cumprir os currículos escolares, entretanto leva muitas vezes o
professor a relegar seus problemas vocais a segundo plano, buscando ajuda somente
quando se torna impossível produzir uma voz audível".
5) QUAL A DURAÇÃO
SUGERIDA?
Encontros
individuais ou em grupos, com duração de uma hora, sendo uma vez na semana.
6) ONDE SERÃO REALIZADOS
OS ATENDIMENTOS?
Os atendimentos
serão realizados pela Fga. Danielle Gregório (CRFa 5: 13000), em Brasília - DF, em Águas Claras. Atendemos
particular e planos de saúde.
Você pode agendar sua consulta através do telefone: (61)99660-4202
7) COMO FAÇO
PARA AGENDAR MEU HORÁRIO?
Você pode
agendar seu horário através dos telefones: (61)99660-4202 (via whatsapp).
9) CASO TENHA
INTERESSE DE LEVAR ESSE PROJETO PARA MEU LOCAL DE TRABALHO, COMO FAÇO?
De acordo com o
número de inscritos, podemos levar esse projeto até o local do seu trabalho.
Maiores informações, entre em contato comigo pelo telefone (61)99660-4202 (via whatsapp).
Siga-me
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Caso você
queira mais informações sobre meu trabalho e currículo profissional, visite
a guia "Sobre Danielle Gregório" que está na página inicial do meu
Blog.
Danielle Gregório - Fonoaudióloga
(Certificação nível avançado em
estimulação tegumentar – Método Therapy Taping; Laserterapeuta, Certificação em
eletroestimulação neuromuscular, dermatoglifia e ultrassom terapêutico)
Fontes:
ZAMBON, F. A voz do professor. CEV, 2018.
BEHLAU, M.; ZAMBON, F. A voz do professor:
aspectos do sofrimento vocal profissional. São Paulo: CEV/SINPRO-SP
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