LINGUAGEM – AQUISIÇÃO E
DESENVOLVIMENTO
“É por meio da linguagem que o homem antecipa suas
ações, constrói relações, transfere conhecimento e, enfim, torna-se sujeito”.
(HONORA & FRIZANCO)
O primeiro passo para entender uma
alteração de linguagem é saber o seu significado, entender como acontece a sua
aquisição e quais as etapas de seu desenvolvimento, além de conhecer quais as
estruturas anatômicas que estão envolvidas nesse processo. Através desses esclarecimentos,
poderemos saber quais os motivos que podem contribuir para que uma alteração de
linguagem ocorra e o que fazer para evitá-los.
1.
O QUE É A
LINGUAGEM?
A linguagem é um conjunto de regras e
princípios que os humanos usam para relacionar o som ao significado. É a
capacidade humana de transmissão de informação, na qual o homem realiza essa
tarefa usando diferentes sistemas.
2.
COMO OCORRE O
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM?
Estudos indicam que a aquisição de
linguagem se inicia nos primeiros contatos do bebê com o mundo, por meio da
interação com o meio e as pessoas ao seu redor. O processo de aquisição e
desenvolvimento de linguagem ocorrerá mediante os estímulos e interferências
que esse ambiente tem na vida da criança.
Infelizmente, há também bebês que
recebem pouco ou nenhum estímulo e que, consequentemente, poderão apresentar
prejuízos no desenvolvimento de linguagem.
Podemos concluir que o processo de
desenvolvimento de linguagem acontece mediante as interferências que o meio e
as pessoas que estão nesse meio exercem sobre o indivíduo. Ou seja, se eu tenho
um ambiente estimulador, no qual pessoas conversam com a criança, fazem-lhe
perguntas, valorizam sua fala, é esperado que essa criança tenha mais
facilidade no seu desenvolvimento de linguagem do que uma criança que permanece
em um ambiente no qual não existe estimulação, com poucas conversas ou com a
desvalorização daquilo que ela fala.
A aquisição da fala segue uma série de
etapas de ordem crescente, porém pode apresentar ritmos de progressão variáveis,
ou seja, é estipulado para cada idade cronológica certo desenvolvimento, no
entanto, algumas interferências podem atrasar esse processo e a criança
permanecer mais tempo do que o esperado na mesma fase. Também temos o
contrário: crianças que nos surpreendem ao demonstrar habilidade na aquisição
da linguagem.
De acordo com o processo normal do
desenvolvimento, pode-se estender o prazo de aquisição quase que completa para
até seis meses além do que é esperado para aquela faixa etária, sem que se considere
que a criança tenha um atraso de linguagem.
Abaixo temos a tabela de desenvolvimento
de linguagem proposta por LENNEBERG, descreve o que é esperado para cada etapa
de desenvolvimento. A tabela pode
auxiliar pais e cuidadores no acompanhamento do desenvolvimento da linguagem da
criança. Caso você tenha alguma dúvida ou suspeita de que o seu filho(a)
apresenta atraso de linguagem, procure
atendimento fonoaudiológico.
TABELA DO DESENVOLVIMENTO DE
LINGUAGEM - LENNEBERG
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IDADE APROXIMADA
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FUNÇÕES
SOCIAIS E LINGUÍSTICAS BÁSICAS
|
LOGO APÓS O
NASCIMENTO
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O som da voz humana é
agradável.
O choro representa a fome e o
desconforto.
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6 SEMANAS
|
Resposta à
voz humana, emissão de sons de prazer e choro para chamar atenção e pedir
ajuda.
|
2 MESES
|
Começa a distinguir diferentes
sons de fala, apresentando características propriamente ditas, como entonação,
ritmo, som, etc.
|
3 MESES
|
Direciona a
cabeça para a voz quando pronunciada, emite respostas vocais à fala dos
outros e começa a balbuciar ou cantarolar sons silábicos com ritmo.
|
4 MESES
|
Começa a variar o tom das vocalizações
e imita sons.
|
6 MESES
|
Começa a imitar
sons feitos por outras pessoas. Suas produções linguísticas lhe dão prazer.
|
9 MESES
|
Começa a transmitir significado
pela entonação, usando padrões que se assemelham às entonações dos adultos.
Nessa fase, a criança vocaliza
em ambientes silenciosos, ou demonstra intenção comunicativa, respondendo com
balbucio às conversas começadas pelos adultos.
|
12 MESES
|
Começa a
desenvolver um vocabulário. Um bebê com 12 meses de idade possui vocabulário
de 5 a 10 palavras que irão dobrar nos próximos 6 meses.
Já compreende
algumas palavras familiares, como mamãe, papai, nenê. Controla melhor suas
vocalizações, sem tantos gritos.
|
18 MESES
|
Acontece uma generalização para
alguns campos semânticos, como por exemplo: todos os animais são chamados de “au-au”.
Já compreende mais as palavras
ditas pelos adultos. Consegue emitir uma frases com 2 elementos, como por
exemplo: “quer tetê!”
|
24 MESES
|
O
vocabulário se expande rapidamente e pode ter entre 200 e 300 palavras.
Nomeia
objetos mais comuns de todos os dias e a maioria das expressões são palavras
isoladas.
Existem as
primeiras flexões para o uso do plural, as negações e as interrogações.
|
36 MESES
|
Possui um vocabulário de 900 a
1000 palavras.
Constrói sentenças simples com
3 a 4 palavras (sujeito e verbo), como “Pedro quer pão”.
Realiza comandos de 2 etapas,
como “Pedro, pega a blusa da mamãe”.
Realiza flexões de gênero.
Começa a usar pronomes e
artigos.
|
4 ANOS
|
Possui um
vocabulário de mais de 1500 palavras; faz muitas perguntas e as sentenças
ficam mais complexas.
A criança já
se mostra criativa para fazer uso da língua que aprendeu.
Comum
apresentar erros na flexão dos verbos irregulares.
Começa a
fazer frases usando o tempo verbal no futuro.
|
5 ANOS
|
Normalmente, possui um
vocabulário de cerca de 1500 a 2200 palavras. Discute sentimentos. Entre 5 e
7 anos, a média indica habilidade de leitura lenta, mas fluente; a escrita
provavelmente também é lenta nessa fase.
Flexiona o verbo de forma
correta.
|
6ANOS
|
Fala com um
vocabulário de aproximadamente 2.600 palavras; compreende de 20 mil a 24 mil
palavras.
|
12 ANOS
|
Possui vocabulário de mais de
50 mil palavras.
|
1. QUAIS OS FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA AQUISIÇÃO
DA LINGUAGEM?
I.
FATORES
ORGÂNICOS: perdas auditivas congênitas; perdas auditivas pós-natais; otites de
repetição; fissuras labiais, palatinas e lábio-palatinas; síndromes genéticas.
II.
FATORES
PSICOLÓGICOS E EXTERNOS: superproteção dos pais; ambiente com pouca estimulação.
2. O QUE É ATRASO DE LINGUAGEM?
É um atraso ou uma demora maior para que a fala se
torne adequada ao que é esperado para sua faixa etária.
É de suma importância a terapia fonoaudiológica,
caso você suspeite que seu filho(a) apresenta atraso no desenvolvimento da linguagem.
Vale ressaltar que crianças com atraso na aquisição
e no desenvolvimento da linguagem possivelmente apresentarão dificuldades na
aquisição da escrita. Por esse motivo, devem ser avaliadas por um
fonoaudiólogo, para que seja feita a intervenção o mais precoce possível.
3. QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS DO ATRASO DE LINGUAGEM?
·
Alterações neurológicas;
·
Transtornos do
desenvolvimento (TEA, psicoses, crianças com transtornos globais do
desenvolvimento);
·
Perdas auditivas
congênitas ou pós-natais;
·
Deficiências intelectuais;
·
Fatores emocionais;
·
Fatores culturais.
ONDE ENCONTRAR
ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO PARA CRIANÇAS COM ATRASO DE LINGUAGEM:
o
DISTRITO FEDERAL –
BRASÍLIA – ÁGUAS CLARAS
Fga. Danielle Gregório – CRFa.5: 13000
Você pode
agendar sua consulta pelo telefone:
(61)99660-4202
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FONTE:
HONORA, M. FRIZANCO, M. Dificuldades na
aquisição da língua portuguesa oral no ensino fundamental. São Paulo: Ciranda
Cultural, 2012.
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