segunda-feira, 1 de outubro de 2018

DISORTOGRAFIA


DISORTOGRAFIA




A disortografia é a dificuldade de fazer uma associação entre os fonemas (som das letras) e os grafemas (escrita das letras). É muito comum vermos alunos, em fase de aquisição de escrita, apresentarem confusões entre o uso da letra F ou da letra V para escrever a palavra /faca/, mas a partir do segundo ano de escolarização, já é esperado que a criança possa perceber as diferenças sonoras entre as letras e assimilar seu conhecimento. Quando essa dificuldade persiste nas primeiras séries do Ensino Fundamental, podemos dizer que a criança apresenta uma disortografia.
Disortografia é um transtorno específico de escrita, caracterizado pela dificuldade de uso e compreensão das regras ortográficas, causando erros nas escritas das palavras.
A principal característica de um aluno com disortografia é a confusão entre letras, sílabas e palavras na escrita. Essa dificuldade pode ou não estar associada a trocas na fala (transtornos fonológicos) desses mesmos fonemas.
Indivíduos com disortografia apresentam, na maioria das vezes:
·        Trocas de letras dos pares mínimos, como faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta, dente/tente;
·        Adições de sílabas, como ventilador/ventitilador;
·        Omissões de letras, como cadeira/cadera, branco/banco;
·        Contaminação de sílabas, como pipoca/picoca.

Sugerimos, a seguir, algumas atitudes que o professor deve ter em sala de aula:
·        Não enfoque somente as dificuldades da criança;
·        Elogie quando o aluno realizar atividades com sucesso;
·        Estimule a memória visual de seus alunos com cartazes de letras e números espalhados pela sala de aula, mas cuidado com a poluição visual;
·        Não peça para a criança repetir as palavras que escreve errado por 20 ou 30 vezes, essa atitude de nada adianta e só faz com que o aluno fique mais desinteressado e sua autoestima diminua;
·        Desenvolva jogos e brincadeiras, pois podem diminuir essa dificuldade.

Caso uma criança apresente indícios de que pode ter disortografia, ela deverá ser encaminhada para uma avaliação rigorosa, que deve ser feita por um fonoaudiólogo ou um fonoaudiólogo educacional.



·       ONDE ENCONTRAR ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO PARA DISORTOGRAFIA:
* DISTRITO FEDERAL – BRASÍLIA – ÁGUAS CLARAS
Fga. Danielle Gregório – CRFa 5: 13000

Você pode agendar sua consulta pelo telefone:



                     (61)99660-4202 
                 Particular e planos de saúde

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FONTES:
HONORA, M. FRIZANCO, M. Dificuldades na aquisição da língua portuguesa escrita no ensino fundamental. São Paulo: Ciranda Cultural, 2012.

CAPELLINI, S. CESAR, A. Como identificar o risco para os transtornos específicos de aprendizagem. São Paulo: LIDA/UNESP.

 

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