DISORTOGRAFIA
A disortografia é a dificuldade de fazer uma
associação entre os fonemas (som das letras) e os grafemas (escrita das
letras). É muito comum vermos alunos, em fase de aquisição de escrita,
apresentarem confusões entre o uso da letra F ou da letra V para escrever a
palavra /faca/, mas a partir do segundo ano de escolarização, já é esperado que
a criança possa perceber as diferenças sonoras entre as letras e assimilar seu
conhecimento. Quando essa dificuldade persiste nas primeiras séries do Ensino
Fundamental, podemos dizer que a criança apresenta uma disortografia.
Disortografia é um transtorno específico de
escrita, caracterizado pela dificuldade de uso e compreensão das regras
ortográficas, causando erros nas escritas das palavras.
A principal característica de um aluno com
disortografia é a confusão entre letras, sílabas e palavras na escrita. Essa
dificuldade pode ou não estar associada a trocas na fala (transtornos
fonológicos) desses mesmos fonemas.
Indivíduos com disortografia apresentam, na
maioria das vezes:
·
Trocas de letras dos
pares mínimos, como faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta, dente/tente;
·
Adições de sílabas,
como ventilador/ventitilador;
·
Omissões de letras,
como cadeira/cadera, branco/banco;
·
Contaminação de
sílabas, como pipoca/picoca.
Sugerimos, a seguir, algumas atitudes que o
professor deve ter em sala de aula:
·
Não enfoque somente
as dificuldades da criança;
·
Elogie quando o aluno
realizar atividades com sucesso;
·
Estimule a memória
visual de seus alunos com cartazes de letras e números espalhados pela sala de
aula, mas cuidado com a poluição visual;
·
Não peça para a
criança repetir as palavras que escreve errado por 20 ou 30 vezes, essa atitude
de nada adianta e só faz com que o aluno fique mais desinteressado e sua
autoestima diminua;
·
Desenvolva jogos e
brincadeiras, pois podem diminuir essa dificuldade.
Caso
uma criança apresente indícios de que pode ter disortografia, ela deverá ser
encaminhada para uma avaliação rigorosa, que deve ser feita por um
fonoaudiólogo ou um fonoaudiólogo educacional.
· ONDE ENCONTRAR
ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO PARA DISORTOGRAFIA:
* DISTRITO FEDERAL – BRASÍLIA – ÁGUAS CLARAS
Fga. Danielle Gregório – CRFa 5: 13000
Você pode
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(61)99660-4202
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FONTES:
HONORA, M. FRIZANCO, M. Dificuldades na
aquisição da língua portuguesa escrita no ensino fundamental. São Paulo:
Ciranda Cultural, 2012.
CAPELLINI, S. CESAR, A. Como identificar o
risco para os transtornos específicos de aprendizagem. São Paulo: LIDA/UNESP.
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