segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O desenvolvimento da audição no bebê



O desenvolvimento da audição no bebê  



FAIXA ETÁRIA
RESPOSTAS
Recém-nascido
Desperta do sono e tem respostas reflexas.
2 semanas
Reconhece a voz da mãe seja ela gravada ou distorcida.
3 a 4 meses
Esforços rudimentares para virar a cabeça. Começa a inibição para as respostas reflexas.
4 a 7 meses
Localiza a fonte sonora somente para o lado. Fase que coincide com a habilidade de sustentar e virar a cabeça. O bebê ouve a sua própria voz, tem prazer em produzir sons e ouvi-los.
7 a 9 meses
Localiza a fonte sonora para o lado e indiretamente para baixo.
9 a 13 meses
Localiza a fonte sonora diretamente para o lado e para baixo.
13 a 16 meses
Localiza a fonte sonora para o lado, para baixo e indiretamente para cima.
16 a 21 meses
Localiza os sons para o lado, para baixo e para cima.
21 a 24 meses
Localiza os sons em qualquer ângulo.

Ordem de maturação das respostas auditivas, segundo Chalfoni e Scheffelin (1969):
1) Atenção auditiva;
2) Consciência auditiva;
3) Localização sonora;
4) Discriminação de sons;
5) Discriminação de sequências de sons;
6) Seleção figura-fundo;
7) Associação de sons com a fonte sonora.

Alguns indícios podem ser observados, em diferentes estágios do desenvolvimento da criança, que podem denunciar que algo não está indo bem com a audição.
Quando o bebê se mostrar muito quieto, dorminhoco e não se assustar ou chorar ao escutar um barulho forte (a batida de uma porta, por exemplo) pode ser indicação de um problema auditivo. O bebê que não para de chorar ao ouvir o som da voz da sua mãe também merece uma atenção especial para verificar se não há algo de errado em sua audição.


Sinais que podem indicar se uma criança tem uma deficiência auditiva:
·         Não reage à voz da mãe quando chamado;
·         Não movimenta a cabeça em direção à fonte sonora;
·         Não acorda com sons intensos, como batidas de portas, etc.;
·         Não demonstra interesse por brinquedos que emitem sons;
·         Não desenvolve a linguagem oral como as outras crianças da mesma idade;
·         Usa excessivamente gestos indicativos para solicitar o que quer;
·         Chora demais;
·         Apresenta ausência ou pobreza de balbucio;
·         Deprime-se demais;
·         Dorme muito.




(Fonte: Honora, Marcia; Frizando, Mary. Dificuldades na audição. Ciranda Cultural.)

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