segunda-feira, 1 de agosto de 2016

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL - O que é? Como saber? E o que fazer?




PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

O que é? Como saber? E o que fazer?



O processamento auditivo central é a capacidade que temos de realizar uma série de operações mentais quando recebemos um estímulo pelo sentido da audição, que vai depender da sua capacidade biológica inata e das experiências no ambiente. Esse processo não acontece imediatamente no nosso nascimento. É como se tivéssemos que aprender a ouvir e esta maturação estivesse relativamente pronta, se não tivermos nenhuma alteração, por volta dos 12 ou 13 anos.


O distúrbio do processamento auditivo central é uma dificuldade em lidar com as informações que chegam pelo sentido da audição, ou seja, ocorre uma falha na interpretação das informações auditivas, que podem, na grande maioria das vezes, causarem nas crianças dificuldades na fala, na leitura, dificuldades de compreensão e comunicação, ansiedade, baixa autoestima e dificuldades de aprendizagem.
Importante!!! Distúrbio no processamento auditivo central é diferente de surdez!
A criança pode ter audição normal e ter dificuldades para compreender bem o que é falado.
Caso haja alguma suspeita, a criança deverá ser encaminhada a um fonoaudiólogo, para uma avaliação completa da audição.

Alguns indícios que revelam alterações no processamento auditivo central da criança. São eles:
·         A criança fala muitas vezes a palavra “hein”, ou aparenta não ouvir o que foi falado;
·         Interpreta erroneamente o que foi dito;
·         Apresenta demora ou lentidão para responder estímulos da fala;
·         Apresenta dificuldades escolares, tais como: ditado, ouvir e memorizar uma história;
·         Apresenta dificuldade de concentração em ambientes com competição de ruído;
·         Apresenta tempo de atenção reduzido;
·         Apresenta dificuldade para ouvir quando está em grupo;
·         Apresenta muita distração;
·         Apresenta dificuldade de obedecer ordens;
·         Parece que ouve, mas não entende o que está sendo falado;
·         Apresenta dificuldade de memorizar o que foi dito em alguns minutos atrás;
·         Apresenta prejuízos na fala (dificuldades para falar o “r” e o “l”);
·         Apresentam letra “feia”, escrevem em “espelho” ou trocam as letras;
·         Dificuldades escolares em “português” e “matemática”;
·         Não sabem qual é a “direita” ou a “esquerda”;
·         Apresenta muita diferença no seu desempenho quando há atividades que envolvem habilidades verbais e não-verbais;
·         Se atrapalham para contar uma história ou dar um recado;
·         Geralmente é explosivo;
·         Apresenta baixa autoestima;
·         Apresenta desorganização;
·         Apresenta instabilidade de humor;
·         Apresenta dificuldade nas relações com os colegas;
·         Apresenta habilidades socais pouco desenvolvidas: agressividade, hiperatividade, dificuldade para se controlar, etc.;
·         Apresenta constante presença de otite média;
·         Apresenta coordenação motora prejudicada.

As habilidades auditivas podem ser treinadas. O fonoaudiólogo é o profissional que realiza a avaliação e terapia do processamento auditivo central.



Fonte:

Machado, Liliane; Desgualdo, Liliane. Processamento auditivo central. 
Honora, Marcia; Frizando, Mary. Dificuldades na audição. Ciranda Cultural.
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