PROCESSAMENTO
AUDITIVO CENTRAL
O que é? Como
saber? E o que fazer?
O
processamento auditivo central é a capacidade que temos de realizar uma série
de operações mentais quando recebemos um estímulo pelo sentido da audição, que
vai depender da sua capacidade biológica inata e das experiências no ambiente.
Esse processo não acontece imediatamente no nosso nascimento. É como se
tivéssemos que aprender a ouvir e esta maturação estivesse relativamente
pronta, se não tivermos nenhuma alteração, por volta dos 12 ou 13 anos.
O
distúrbio do processamento auditivo central é uma dificuldade em lidar com as
informações que chegam pelo sentido da audição, ou seja, ocorre uma falha na
interpretação das informações auditivas, que podem, na grande maioria das
vezes, causarem nas crianças dificuldades na fala, na leitura, dificuldades de
compreensão e comunicação, ansiedade, baixa autoestima e dificuldades de
aprendizagem.
Importante!!!
Distúrbio no processamento auditivo central é diferente de surdez!
A
criança pode ter audição normal e ter dificuldades para compreender bem o que é
falado.
Caso
haja alguma suspeita, a criança deverá ser encaminhada a um fonoaudiólogo, para
uma avaliação completa da audição.
Alguns
indícios que revelam alterações no processamento auditivo central da criança.
São eles:
·
A
criança fala muitas vezes a palavra “hein”, ou aparenta não ouvir o que foi
falado;
·
Interpreta
erroneamente o que foi dito;
·
Apresenta
demora ou lentidão para responder estímulos da fala;
·
Apresenta
dificuldades escolares, tais como: ditado, ouvir e memorizar uma história;
·
Apresenta
dificuldade de concentração em ambientes com competição de ruído;
·
Apresenta
tempo de atenção reduzido;
·
Apresenta
dificuldade para ouvir quando está em grupo;
·
Apresenta
muita distração;
·
Apresenta
dificuldade de obedecer ordens;
·
Parece
que ouve, mas não entende o que está sendo falado;
·
Apresenta
dificuldade de memorizar o que foi dito em alguns minutos atrás;
·
Apresenta
prejuízos na fala (dificuldades para falar o “r” e o “l”);
·
Apresentam
letra “feia”, escrevem em “espelho” ou trocam as letras;
·
Dificuldades
escolares em “português” e “matemática”;
·
Não
sabem qual é a “direita” ou a “esquerda”;
·
Apresenta
muita diferença no seu desempenho quando há atividades que envolvem habilidades
verbais e não-verbais;
·
Se
atrapalham para contar uma história ou dar um recado;
·
Geralmente
é explosivo;
·
Apresenta
baixa autoestima;
·
Apresenta
desorganização;
·
Apresenta
instabilidade de humor;
·
Apresenta
dificuldade nas relações com os colegas;
·
Apresenta
habilidades socais pouco desenvolvidas: agressividade, hiperatividade,
dificuldade para se controlar, etc.;
·
Apresenta
constante presença de otite média;
·
Apresenta
coordenação motora prejudicada.
As
habilidades auditivas podem ser treinadas. O fonoaudiólogo é o profissional que
realiza a avaliação e terapia do processamento auditivo central.
Fonte:
Machado, Liliane; Desgualdo, Liliane. Processamento auditivo central.
Honora,
Marcia; Frizando, Mary. Dificuldades na
audição. Ciranda Cultural.
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