SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG!
Nesse post descrevo a diferença entre VOZ NORMAL e VOZ PATOLÓGICA
VOZ NORMAL
A definição de voz normal com critérios objetivos e absolutos é difícil de conceituar, já que é subjetiva. Não existe uma definição aceitável de voz normal, por falta de padrões ou limites definidos, e, portanto, o conceito mais correto é o de voz adaptada, ou seja, em que a pessoa (ou trabalhador) demonstra estabilidade e resistência ao uso específico, laborativo e/ou social, que habitualmente faz da voz (AQUIAHUATL, 2016).
* Timbre agradável: certa sonoridade musical e ausência de ruído ou atonalidade.
* Tom adequado: tom apropriado para a idade e o sexo da pessoa que emite a voz.
* Frequência adequada: variações no tom e no volume que ajudam a expressão (COBETA et al., 2013).
VOZ PATOLÓGICA
É o transtorno da voz quando o timbre, o tom, a intensidade e a flexibilidade são diferentes dos observados nas vozes das pessoas de mesma idade e sexo (AQUIAHUATL, 2016).
COMO PERCEBER UM PROBLEMA DE VOZ?
Os principais sintomas são: perda da voz ou rouquidão; cansaço durante a fala; redução da extensão vocal; sensação de corpo estranho na garganta; pigarros frequentes; irritação; dor laríngea ou faríngea.
IMPORTANTE: Caso os sintomas permaneçam por mais de 10 dias, é aconselhável procurar um Fonoaudiólogo ou médico Otorrinolaringologista para uma avaliação vocal.
No vídeo abaixo, a Fga. Cláudia Cotes fala sobre os sintomas sugestivos de patologias na voz, tais como a tosse, falha na emissão vocal e a rouquidão durante a fala. Ela destaca duas figuras políticas durante seus discursos: Dilma Roussef e Michel Temer, abordando suas dificuldades durante alguns discursos. Clique no link abaixo e assista o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.