segunda-feira, 19 de setembro de 2016

ACONSELHAMENTO AOS PAIS DE CRIANÇAS COM ATRASO DE LINGUAGEM





A melhor maneira de aprender a falar alemão é conviver com um mundo onde todos falam alemão. A melhor maneira da criança aprender sobre as coisas do mundo é fazendo ela interagir com o mundo que a cerca. Se seu filho não conseguiu ainda aprender a falar desta forma, ele terá de ser treinado por você a aprender a explorar o mundo e a saber como interagir nele através da linguagem.

AUDIÇÃO (DE SONS DA FALA)
Fale o tempo todo com seu filho quando estiverem juntos. Sabemos como é difícil interagir com um interlocutor que não fala ou não responde, mas isso não exclui a possibilidade dele poder escutar o que você diz. Ao falar, use frases curtas e fale somente de coisas bem concretas. Fale sobre coisas que você está fazendo ou que estão acontecendo. Ex.: “Seu livro caiu”; “Você bebeu água”; “Eu lavo os pratos”; “Você vai beber água”, etc.


VISÃO
Mostre ao seu filho aquilo que você está fazendo. Mostre a xícara, a colher, o arroz, etc. Diga sempre o nome das coisas enquanto as mostra. Deixe seu filho olhar debaixo da mesa, dentro das gavetas e outros lugares da casa. Quando estiver fora de casa, aponte para as flores, os carros, ao mesmo tempo que vai nomeando-os.




TATO
Dê ao seu filho muitas oportunidades de tocar e sentir as coisas. Deixe ele sentar-se na grama e rolar. Deixe ele ocasionalmente sujar-se de areia ou lama. Deixe ele brincar com água. Vá nomeando as ações daquilo que ele está tocando ou fazendo. Faça seu filho senti um contorno em curva e algo reto, uma superfície lisa e uma áspera, etc. Ensine a ele as diferentes sensações.

ESCUTAR (SONS DO AMBIENTE)
Leve seu filho a aprender a prestar atenção aos sons do ambiente. Diga a ele: “Eu ouço a porta bater, eu escuto a buzina do carro do papai”, etc. Aponte o céu e faça ele ouvir o avião ou leve sua atenção para a sirene da ambulância. Mostre o pássaro e peça a ele para escutar o seu canto. Ao mesmo tempo incentive-o a imitar o canto do pássaro, o latido do cachorro, a música que toca, etc. Se possível faça seu filho localizar a fonte sonora.

PALADAR
Deixe seu filho usar a boca e o nariz para explorar o mundo e as coisas. Se for apropriado, deixe ele colocar as coisas na boca e vá ensinando o gosto que as coisas tem: doce, amargo, salgado, bom, ruim, etc.

ODOR
Algumas crianças só usam a exploração oral e não sabem explorar os objetos pelo cheiro. Ensine seu filho a cheirar uma flor, um prato de comida, etc. Vá dizendo a ele o nome daquilo que ele cheira e vá ensinando os cheiros agradáveis e os desagradáveis.

AÇÕES
Mostre a seu filho como sacudir, mexer, puxar, empurrar. Vá lhe dizendo o nome das ações que estão sendo feitas. Muitas crianças têm o mau hábito de explorar as coisas jogando-as no chão, o que é um estágio primário de exploração. Ensine como mexer, puxar e usar os objetos.



CONTATOS:




  • ONDE ENCONTRAR ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO:

o   DISTRITO FEDERAL – BRASÍLIA – ÁGUAS CLARAS
Fga. Danielle Gregório – CRFa.5: 13000
Você pode agendar sua consulta pelo telefone:
(61)99660-4202
Particular e planos de saúde


Siga-me nas mídias sociais:

Página no facebook: @daniellegregoriofonoaudiologaevocalcoach
Instagram: @danielle_gregorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.