terça-feira, 17 de julho de 2018

USO DA ESTIMULAÇÃO TEGUMENTAR NA FONOAUDIOLOGIA

O USO DE BANDAGEM ELÁSTICA COMO RECURSO FONOAUDIOLÓGICO

ESTIMULAÇÃO TEGUMENTAR 


 
   "A bandagem elástica pode ser aplicada em músculos hipofuncionais, hiperfuncionais, para a drenagem de edemas, tal como em sequelas motoras causadas por lesões neurológicas, paralisias faciais e/ou em casos de tensão cervical e em profissionais da voz. Também pode ser usada como auxiliar no tratamento de disfagias mecânicas ou neurogênicas, com a finalidade de facilitar a deglutição, a elevação hiolaríngea e a pressão intraoral. 
   As bandagens elásticas na Fonoaudiologia têm se mostrado um ótimo recurso terapêutico adicional no tratamento de alterações da motricidade orofacial (respirador oral) e/ou na modificação de padrões posturais relacionados ao sistema sensório motor oral." (1)


"A bandagem elástica surgiu na década de 70 na Ásia, sendo a princípio utilizada principalmente em atletas, porém, com o passar dos anos, os terapeutas que atuam em reabilitação passaram a atentar para o potencial da bandagem na reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas. Atualmente, a aplicação de bandagem elástica encontra-se incluída no contexto de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral, incluindo a fonoterapia.
Trata-se de uma fita elástica de tecido poroso, constituída de microfios de elastano, recobertos com algodão retorcido, com cola hipoalergênica em um de seus lados para aderir à pele. Não há medicamentos em sua constituição e ela pode ficar grudada por tempo prolongado na pele, sem causar lesões quando bem aplicada.
A população que pode ser beneficiada com a aplicação deste recurso é vasta, podendo ser utilizada desde bebês a partir da 38º semana de vida, até a senescência. A preocupação primária para sua utilização, em qualquer idade, é a integridade da pele. Qualquer alteração dermatológica, crônica ou aguda, contra indica o seu uso.
A proposta de utilização desse recurso é fornecer informações sensoriais ao tegumento para reforçar o feedback proprioceptivo, possibilitando melhor percepção do movimento, para dessa forma facilitar as respostas funcionais do indivíduo. Sua indicação é vasta e irá contribuir nos tratamentos de analgesia (redução da dor), prevenção e auxílio de recuperação das lesões musculares e articulares e favorecimento de drenagem linfática."(1)
 

O que é a bandagem elástica?
  • É um estímulo tegumentar inibitório ou excitatório que visa a produzir o aprendizado por meio da sensação, considerando que o indivíduo seja capaz de perceber os estímulos, interpretá-los e usá-los para contrair os músculos. A bandagem promove um estímulo aferente no tegumento de forma constante e duradoura, visando uma reação muscular e por consequência um feedback sensorial ( MORINI JR, 2016).
Qual a proposta desse método?
  •  O Therapy Taping (estimulação tegumentar) visa o uso da bandagem elástica, com padrões de aplicações, durante 24 ao dia, 7 dias na semana, na tentativa de manter estímulos sensoriais principalmente quando o paciente não estiver em terapia (MORINI JR, 2016).
O que é sistema tegumentar?
  • Segundo NETTER, 2008; BRODAL, 2000, o sistema tegumentar inclui a pele e seus anexos, que proporcionam ao corpo um revestimento protetor que contém terminações nervosas sensitivas. Além disso, participa da regulação da temperatura corporal e de outras funções. Segundo o método Therapy Taping, ao estimularmos a pele do paciente por meio da bandagem elástica, permitimos que áreas do córtex somatossensorial primário sejam ativadas para obter melhor resposta motora (MORINI JR, 2016).
Em quais alterações fonoaudiológicas a bandagem elástica é utilizada como recurso terapêutico?
  • Estudos comprovam a sua eficácia como recurso terapêutico na disfagia, terapia e estética vocal, paralisia facial periférica, respiração oral, fono estética, etc. 
Vale ressaltar que a bandagem elástica é um recurso terapêutico que não substitui a terapia fonoaudiológica. Assim como outros recursos, ele visa potencializar determinadas abordagens fonoaudiológicas.

Somente um profissional certificado poderá utilizar-se desse recurso, por isso, busque sempre um profissional qualificado.

O uso indiscriminado pode trazer prejuízos à sua saúde.




  •        ONDE ENCONTRAR ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO
o   DISTRITO FEDERAL – BRASÍLIA – ÁGUAS CLARAS
Fga. Danielle Gregório – CRFa.5: 13000
(Certificação nível avançado em estimulação tegumentar pelo Método Therapy Taping)

Você pode agendar sua consulta pelo telefone:
(61)99660-4202
Particular e planos de saúde




Siga-me nas mídias sociais:

Página no facebook: @daniellegregoriofonoaudiologaevocalcoach
Instagram: @danielle_gregorio

 
FONTES:

1. SILVA, A. Método Therapy Taping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.