terça-feira, 31 de julho de 2018

FONOAUDIOLOGIA E DISTÚRBIOS DO SONO


ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NOS DISTÚRBIOS DO SONO





U
ma nova opção de tratamento para a SAOS (Síndrome da apneia obstrutiva do sono) é a terapia fonoaudiológica que vem demonstrando resultados satisfatórios, melhorando significativamente os sintomas iniciais e proporcionando uma  qualidade de vida melhor num curto espaço de tempo. 

Segundo estudos recentes, em pacientes portadores de SAOS, nota-se uma melhora de 40% a 50% no número de paradas respiratórias, bem como uma diminuição considerável do ronco e da sonolência diurna após tratamento fonoaudiológico.

Portanto, a terapia miofuncional oral direcionada a pacientes roncadores com e sem SAOS visa à adequação da postura, da sensibilidade e propriocepção e do tônus e mobilidade da musculatura orofacial e faríngea. As estruturas priorizadas nesse trabalho são aquelas que podem estar relacionadas com a obstrução pelo colapso das VAS (vias aéreas superiores) durante o sono e as funções de respiração, mastigação e deglutição.


 
A
tualmente, a Fonoaudiologia tem se beneficiado de diversos recursos terapêuticos e apresentado resultados satisfatórios, na associação desse recurso aliado à terapia convencional. Esses recursos podem potencializar a ação de manobras, manipulação e técnicas fonoaudiológicas. São eles: eletroestimulação transcutânea, laserterapia (terapia por fotobiomodulação) e bandagem elástica (estimulação tegumentar).


















A
 Fonoaudiologia é uma ciência da área da saúde que vem expandindo suas possibilidades terapêuticas de forma a alcançar áreas até então inusitadas. Este é o caso da interrelação entre Fonoaudiologia e Medicina do Sono, mais especificamente, os distúrbios respiratórios do sono. Essa relação remonta ao fato de que as estruturas envolvidas nos distúrbios respiratórios obstrutivos, como a SAOS e os roncos, são unidades neuromusculares,  ou seja, o objeto de estudo e intervenção da área  de Motricidade Orofacial.

Como é o tratamento fonoaudiológico nos casos de ronco?
O indivíduo que ronca e apresenta Síndrome da apneia obstrutiva do sono deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Nessa equipe, o fonoaudiólogo é o profissional responsável pela orientação e realização de exercícios específicos para a musculatura da boca e da garganta.

O que é o ronco?
O ronco é definido como ruído/barulho produzido pela respiração e vibração dos músculos da boca e da garganta durante o sono.

O ronco contribui para o surgimento da síndrome da apneia obstrutiva do sono?
Sim. Devido à vibração constante, os músculos da boca e da garganta tornam-se mais flácidos. Podem ter mudanças de tamanho, largura e espessura, o que contribui para o surgimento da obstrução total ou parcial da respiração durante o sono.

O que é síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS)?
A SAOS é definida como a obstrução da passagem de ar durante o sono, com duração que pode variar entre 3 e 15 segundos.




ONDE ENCONTRAR ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO DISTÚRBIOS DO SONO:
DISTRITO FEDERAL – BRASÍLIA – ÁGUAS CLARAS

Fga. Danielle Gregório – CRFa 5: 13000
(Certificação nível avançado em estimulação tegumentar – Método Therapy Taping; Laserterapeuta, Certificação em eletroestimulação neuromuscular e ultrassom terapêutico)

Você pode agendar sua consulta pelo telefone:
(61)99660-4202
Particular e planos de saúde


 



Siga-me nas mídias sociais:

Página no facebook: @daniellegregoriofonoaudiologaevocalcoach
Instagram: @fonodaniellegregorio




Fonte:
SOARES, E. PIRES, J. MENEZES, M. SANTANA, S. FRAGA. J. Fonoaudiologia x Ronco/apneia do sono.
SBFa. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.